Pós-Graduação a Distância em

Inspeção Escolar

Universidade Católica Dom Bosco - Especialização Lato Sensu

O curso de Pós-Graduação em Inspeção Escolar é destinado para profissionais da educação que desejam enriquecer e aperfeiçoar a sua prática de inspeção escolar e refletir sobre a sua atuação no dia a dia da instituição educativa. O objetivo do curso é proporcionar aos profissionais uma reflexão sobre os principais desafios que cercam a inspeção escolar, bem como apresentar elementos que permitam a compreensão da organização e do funcionamento dos sistemas de ensino de uma forma mais abrangente.

Carga horária: 420 Horas

Início a partir de: 10/05/2017

Curso disponível por: 15 meses

4.0 ( 1.200 avaliações )

Confira os preços e descontos exclusivos com nossos consultores.
Central de Vendas WhatsApp: (11) 95307-7023.
Fale agora por chat, ligue para 0800 707 4520 ou

  • Certificado Impresso
  • Tutoria Online
  • Lato Sensu
  • Reconhecido pelo MEC
  • Material em PDF

Receba o Conteúdo Programático deste curso por email:

Sucesso! Recebemos Seu Cadastro.

Público-Alvo

Professores, especialistas de educação, inspetores escolares, gestores de estabelecimentos de ensino formal e não formal, que atuam ou pretendem atuar na área da inspeção escolar nas redes públicas e escolas particulares de ensino e demais órgãos voltados para a inspeção escolar.

Conteúdo programático

    Fundamentos da Educação Especial - 40h

     

    Conteúdo Programático: Direito à Diversidade. Educação Especial no Brasil. Política Nacional de Educação Inclusiva. Política de Educação Inclusiva e o trabalho pedagógico. Identificação de necessidades educacionais especiais.


     

    Fundamentos Legais da Educação - 40h

     

    Conteúdo Programático: Aspectos legais e a dimensão político-pedagógica da organização educacional brasileira Relação política e legislação; As finalidades da educação brasileira; A organização da educação nacional: níveis e modalidades de educação e ensino; Os profissionais da educação: formação inicial e continuada.


     

    Fundamentos Teórico-Metodológicos da Inspeção Escolar - 40h

     

    Conteúdo Programático: Origem e história da Inspeção escolar no Brasil; O papel da escola na organização e estruturação da vida escolar do aluno; Competências técnica e o processo de operacionalização da escola; O conhecimento ético da função de inspeção escolar.


     

    Introdução à Educação a Distância - 40h

     

    Conteúdo Programático: As Tecnologias e o Cotidiano; Novas Tecnologias de Informação e Comunicação; Tecnologia em diferentes contextos; Definições de Educação a Distância; Breve Histórico da EAD; Nova Modalidade de Ensino; Modelos de EAD para o Ensino Superior; Desafios para professores e alunos; Novas formas de interação; O papel do professor; O papel do aluno; Papel dos tutores; Colaboração e propostas de comunidades virtuais; Informática na educação para todos ou para alguns; Democratização da informática.


     

    Metodologia do Ensino Superior - 40h

     

    Conteúdo Programático: A docência no ensino superior; Educação. Didática. Metodologia; A LDB, o ensino superior e suas finalidades; O ensino superior e suas relações com o contexto socioeconômico-político brasileiro; A metodologia como ato político; O ato de planejar e as intencionalidades; A opção política do educador; Plano e planejamento; Diferenças entre plano e planejamento; As implicações políticas do ato de planejar; Elementos constitutivos de um plano.


     

    Métodos e Técnicas de Pesquisa - 40h

     

    Conteúdo Programático: Os caminhos da Pesquisa Científica; Processo de produção do conhecimento; Pesquisa Científica; Princípios da Pesquisa Científica; Principais Modalidades de Pesquisa; Modalidades mais utilizadas em pesquisa jurídica; Técnicas para coleta de dados e informações; Projeto de Pesquisa; Conceituação; A escolha do tema; A estrutura do projeto de pesquisa; Orientações e Normatizações para Redação de Textos; Forma de apresentação gráfica do artigo científico; As normas da ABNT, NBR 10520/2002.


     

    Organização Pedagógica da Escola: Currículo, Planejamento e Avaliação - 40h

     

    Conteúdo Programático: O projeto pedagógico da escola e sua relação com o currículo escolar; Projeto Pedagógico - elaboração e normatização; Etapas de elaboração de um projeto pedagógico; Currículo Escolar - elaboração e implementação na escola; Planejamento e planos: a organização da ação pedagógica na escola; Planos de ensino - a organização e materialização da prática pedagógica; Processo de avaliação na escola: Avaliação de rendimento em larga escala e Avaliação da aprendizagem.


     

    Políticas Públicas de Educação - 40h

     

    Conteúdo Programático: Educação e trabalho; O Estado e as políticas da educação básica; Política educacional no contexto do neoliberalismo; Estado, educação e políticas públicas educacionais.


     

    Prática pedagógica do inspetor escolar - 40h

     

    Conteúdo Programático: O papel do inspetor escolar e suas atribuições; Plano de trabalho; Orientação na observância e aplicação da legislação de ensino; Relação com a equipe gestora das escolas; Articulação com os órgãos centrais e conselhos de educação.


     

    Trabalho de Conclusão de Curso - TCC - 60h

     

    Conteúdo Programático: Elaboração do trabalho de conclusão de curso.

     

    * O conteúdo programático e o corpo docente estão sujeitos a alterações, para adequação pedagógica.

    * Disciplinas por ordem alfabética e não representam a sequência em que serão ofertadas no curso.

     

Corpo docente

O corpo docente é composto por:

Coordenador

É o responsável pela estruturação do curso, observando as tendências de mercado, para que o corpo docente e o conteúdo das disciplinas estejam interligadas e coerentes com o aprendizado necessário do pós-graduando.

Professor

É o responsável pela elaboração da disciplina. Trabalha na estruturação do conteúdo, construção de atividades, objetos de aprendizagem, fóruns e avaliações. Também participa na disciplina em momentos síncronos com os alunos.

Tutor

É o auxiliar do professor, que atua diretamente na dinâmica da disciplina, atendendo os alunos na plataforma on-line, propondo as atividades, fóruns e estimulando a participação dos alunos no curso.

Atendimento 1º nível

São profissionais de nível técnico que dão o suporte de informações sobre o curs, acesso e de dúvidas técnicas sobre as disciplinas. O atendimento é feito por e-mail, chat e telefone.

Designer Instrucional

Profissionais formados em diversas áreas do conhecimento, que atuam na construção dos objetos de aprendizagem, desenho instrucional e formatação dos cursos de forma que promova a interatividade e facilite a aprendizagem do pós graduando.

Verifique abaixo os professores que fazem parte deste curso de Pós-Graduação, seus respectivos currículos e funções:

Ma. Blanca Martin Salvago
Conteúdista | Orientador | Titular

Dr. José Manfroi
Conteúdista | Titular

Ma. Maria Angela Arruda Fachini
Conteúdista | Orientador | Titular

Ma. Maria Luiza Arruda de Almeida Serra
Conteúdista | Orientador | Titular

Ma. Milene Bartolomei Silva
Conteúdista | Orientador | Titular

Ma. Mirella Villa de Araújo Tucunduva da Fonseca
Conteúdista | Orientador | Titular

Avaliação e certificado

Ao final do curso o aluno receberá o certificado impresso se alcancar a média igual ou superior a 60% no exame final.
Conheça melhor o Portal Educação e nossa metodologia de ensino.
Saiba mais sobre nosso processo de avaliação e certificação, e as regras de normatização do MEC.

Valor do Investimento

Valores Promocionais
Pagamento em até 15 parcelas em boleto no valor de R$ 218,84.


Pagamento à vista no valor de R$ 3282,60.

Duração|Carga Horária
420 horas | Aproximadamente 15 meses

Para receber o conteúdo programático deste curso por e-mail, preencha o campo abaixo:

Dúvidas ?

Entre em contato com um de nossos consultores. Ficaremos felizes em tirar todas as suas dúvidas.

0800 707 4520 3003-4580   |11 96861-3026